4 Dúvidas sobre câncer de próstata respondidas

A próstata é uma glândula que contorna a uretra e está localizada sob a bexiga e de frente ao reto. Ela apresenta forma parecida com uma noz. O câncer de próstata está entre os tumores mais comuns entre os homens. Apesar dessa importância na vida dos homens, o câncer de próstata é cercado de dúvidas. Dessa forma, destacamos as principais perguntas que vivenciamos no consultório. Confira!

1. O câncer de próstata é raro?

Como dissemos, a incidência desse tipo de câncer é uma das mais altas, representando cerca de 10% dos cânceres diagnosticados. Nesse sentido, está entre os tumores mais comuns, ficando atrás do câncer de pele. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata. Apesar da alta incidência, observa-se um declínio nas taxas de mortalidade, provocada pelo diagnóstico precoce e pelas novas formas de tratamento.

2. Este tipo de câncer é mais comum em que idade?

As chances de desenvolver o câncer de próstata estão relacionadas ao envelhecimento humano. Mesmo nos casos em que o câncer foi diagnosticado em jovens abaixo dos 40 anos, o risco aumenta após os 50 anos de idade. Nesse sentido, a idade média do diagnóstico é de 69 anos, enquanto a de mortalidade é de 77 anos.

3. Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Este tipo de câncer cresce lentamente, e pode demorar anos para agravar o estado de saúde do paciente. Nas fases iniciais, ele é assintomático e, por isso, é importante realizar exames de rotina para descobrir sua formação logo no início. Os primeiros sinais podem aparecer quando o tumor pressiona a uretra, ou bloqueia o fluxo de urina, irritando a bexiga. Dessa forma, os sintomas podem ser:

• Redução do jato urinário;
  • Gotejamento após a micção;
  • Sensação de não ter esvaziado toda a bexiga;
  • Micção em intervalos de tempos;
  • Aumento da frequência urinária, inclusive noturna;
  • Incontinência urinária.

Em fases mais avançadas, quando o câncer atinge órgãos vizinhos, como a bexiga, reto, pelve e abdômen, os sintomas incluem:

• Dor na pelve;
  • Sangue na urina;
  • Inchaço na bolsa escrotal;
  • Dor na coluna lombar;
  • Inchaço nas pernas.

No caso das metástases, o tumor pode atacar os ossos da coluna, quadril e costelas, ocasionando dores nessas áreas. Em alguns casos, o paciente pode apresentar fraqueza, anemia e falta de apetite.

4. Como é feito o diagnóstico e qual a importância do toque retal?

Para o diagnóstico, são avaliados os sintomas relatados pelo paciente, além do valor do PSA (marcador sanguíneo), o toque retal e o resultado da biópsia. Por meio do toque retal, é possível identificar qualquer tipo de alteração na próstata, como a presença de nódulos ou o endurecimento da glândula. Mesmo que desconfortável, o toque retal é fundamental para a avaliação do câncer de próstata, principalmente em homens a partir dos 50 anos de idade. Caso tenham casos na família, o indicado é iniciar a prevenção a partir dos 45 anos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!