Cirurgia robótica medicina integrativa

Cirurgia robótica e medicina integrativa: como melhorar ainda mais os resultados

A Medicina está em constante evolução, o que é muito importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Até pouco tempo, cirurgias poderiam ser realizadas apenas por cirurgiões e outros profissionais. Agora existe a opção da cirurgia robótica, que envolve procedimentos menos invasivos e muito mais precisos.

Claro que a presença dos robôs não torna a prática cirúrgica menos humana. Muito pelo contrário, é preciso que a medicina integrativa também se destaque, de forma a manter uma relação forte entre o médico e o paciente.

Assim, fica mais fácil escolher a técnica mais precisa para cada pessoa, de forma a curar não apenas sintomas, mas descobrir suas causas.

O que é e quais são os benefícios da cirurgia robótica

Antes de tudo, é preciso entender que os médicos não serão substituídos pelos robôs. Essas máquinas precisam de uma pessoa para operá-las. Então, o objetivo da cirurgia robótica é tornar os procedimentos mais rápidos, seguros e precisos.

Seu uso começou a ser feito na urologia e na ginecologia, apesar disso, já é visto também em outras áreas da medicina. Seus principais benefícios envolvem:

• Redução de sangramentos;
  • Redução de complicações e infecções pós-cirúrgicas;
  • Facilidade do cirurgião em executar movimentos complexos;
  • Alta precisão;
  • Redução no tempo do procedimento;
  • Qualidade de imagem 3D.

O que é a medicina integrativa e como beneficia o paciente

A medicina integrativa envolve compreender as necessidades do paciente e buscar técnicas minimamente invasivas para que recupere sua saúde. Inclui práticas físicas e de relaxamento e todas são realizadas individualmente. Além disso, não envolvem nenhuma prática religiosa.

A ideia é que a medicina integrativa identifique sintomas que são causados por estresse e ansiedade e que podem ser tratados de forma natural, sem a necessidade de medicamentos. Mais do que tratar os sintomas, o médico irá trabalhar para encontrar a causa do problema.

Os principais benefícios da técnica envolvem:

• Aumento da qualidade de vida do paciente;
  • Tratamento e prevenção de doenças;
  • Trabalha corpo, mente e espírito de forma integrada;
  • Pode ser aliada a medicina tradicional, como um tratamento complementar.

Em nenhum momento a medicina integrativa despreza a ciência ou a medicina tradicional. Muito pelo contrário, todas as suas técnicas são estudadas e o objetivo é ajudar o paciente. Se for necessário o uso de medicamentos, poderá ser aliado a uma terapia alternativa, para que o paciente cure sintomas e mude seu estilo de vida.

A união da cirurgia robótica e a medicina integrativa

cirurgia robótica pode ser aliada da medicina integrativa. Até porque, ambas se preocupam com o bem-estar e recuperação do paciente. Assim, uma pessoa pode conversar com seu médico e optar por um procedimento cirúrgico menos invasivo e, em seguida, adotar a terapia alternativa para complementar sua recuperação.

O que fica claro é que nas duas situações há a preocupação com a recuperação completa do paciente, de forma a melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, é possível potencializar resultados.