Skip to main content

logo sbu     DNA USP

alemanha.png  reino-unido.png

clamídia

Sintomas comuns da infecção por clamídia

A clamídia é definida como uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Essa doença pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa e também pode ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto.

Na maioria dos casos, essa infecção atinge a uretra e os órgãos genitais, porém ela também pode afetar a garganta e os olhos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é a mais comum de todas as ISTs causadas por bactérias, com 131 milhões de novos casos todos os anos. No Brasil, estima-se que o número de novos casos por ano seja de 2 milhões.

Complicações

Nos homens, a bactéria pode ocasionar inflamação nos testículos (orquite) e nos epidídimos (epididimite), sendo capaz de criar barreiras que impedem a passagem dos espermatozoides.

Nas mulheres, por outro lado, o risco maior é da bactéria atravessar o colo uterino, atingir as tubas uterinas e, por consequência disso, provocar a doença inflamatória pélvica (DIP).

Esse processo infeccioso, também pode causar obstrução das tubas e impedir que o óvulo entre em contato com o espermatozóide, ou então originar uma gravidez tubária (ectópica), se o ovo fecundado não conseguir alcançar o útero. 

Outra grande preocupação, é a possibilidade de transmissão da mãe para o bebê durante o parto normal. Caso isso aconteça, o recém-nascido pode desenvolver infecção ocular (conjuntivite) ou pulmonar (pneumonia).

Em caso de infecção por clamídia durante a gravidez, a mulher estará mais sujeita a aborto, parto precoce ou até mesmo a morte neonatal.

Além disso, estudos apontam que essa infecção é um fator de risco independente para o desenvolvimento do câncer de útero. Além de ser uma das causas da infertilidade masculina e feminina e aumentar o risco de aquisição e de transmissão do vírus HIV em até 10 vezes.

Sintomas da infecção por clamídia

É normal que algumas pessoas infectadas pela Chlamydia trachomatis não apresentem sintomas, pois essa doença, na maioria das vezes, é silenciosa e pode passar despercebida por muitos anos.

Isso faz com que essas pessoas assintomáticas se tornem fontes de contaminação permanente, o que explica o alto número de casos e também o porquê de muitos pacientes contaminados não saberem de quem pegou.

Para que isso não aconteça, é recomendado a realização de check-ups urológicos e ginecológicos pelo menos uma vez por ano.

No entanto, quando presentes os sintomas mais comuns nos homens são:

  • ardência ao urinar;
  • dor nos testículos;
  • corrimento uretral com a presença de pûs.
  • dor durante as relações sexuais;
  • vontade de ir ao banheiro com maior frequência.

Já nas mulheres, os sintomas mais comuns são:

  • corrimento com tom amarelado ou mais claro;
  • sangramentos instantâneos fora do período menstrual ou durante as relações sexuais;
  • dor ao urinar, na região genital ou na parte de baixo da barriga;
  • necessidade de ir ao banheiro mais vezes do que o normal.

É importante ressaltar que, após o contágio, a pessoa infectada por clamídia pode levar até 15 dias para que alguns desses sintomas comecem a ser notados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!

Tags: Artigos

Precisa da avaliação de um médico urologista?
Entre em contato e agende uma consulta