Como funciona a cirurgia para fimose?

A fimose é um problema caracterizado pelo excesso de pele que cobre a glande (cabeça do pênis), não deixando-a exposta, como é normalmente. O problema é muito comum entre meninos recém-nascidos e vai diminuindo ao passar dos anos. Pesquisas apontam que 97% dos bebes nascem com a fimose, número que cai para 10% quando as crianças completam três anos de idade e, durante a adolescência, diminui para até 3%.

Problemas causados pela fimose

As dificuldades de higienização da cabeça do pênis, infecções frequentes no local e infecções urinárias são algumas consequências deste problema, que, em casos mais extremos, pode gerar alguma dificuldade para urinar, quando criança. Em adultos, além destas questões, o excesso de pele no pênis pode causar dificuldades durante a ereção e até mesmo dores durante o ato sexual, significando uma vida sexual com transtornos. Além da fimose fisiológica, presente no paciente desde o nascimento, existem ainda alguns casos de fimose secundária, que aparece depois de uma infecção local, por exemplo, em qualquer fase da vida. Seja qual for as causas, a urologia possui tratamentos avançados para resolver o problema, como pomadas de corticoides (com propriedades analgésicas e antibióticas para facilitar o deslizamento da pele) e exercício de retração da fimose (indicado para crianças a partir dos cinco anos, este procedimento permite que a pele se solte aos poucos).

Cirurgia para fimose

A cirurgia, conhecida como postectomia ou circuncisão, é a indicação para quando os procedimentos acima não resolverem o problema. Apesar de causar medo em crianças e adultos, os procedimentos cirúrgicos de fimose são bastante eficientes e ajudam o paciente a viver normalmente. O cirurgião pode optar por remover totalmente o prepúcio, que é a camada de pele que cobre a glande, ou fazer cortes pequenos na pele, o que pode ser suficiente. Cada caso receberá um indicação específica.  Em algumas situações, o chamado freio curto pode ser cortado para ser liberar a cabeça do pênis. A cirurgia, que fica sob responsabilidade de um urologista ou cirurgião pediatra, geralmente é realizada com anestesia local. Nas crianças, a indicação é que o procedimento seja feito entre os sete e 10 anos de idade, antes do início da adolescência, para evitar problemas no início da vida sexual e, além disso, nesta fase da vida a recuperação é mais rápida.

Cuidados pós-operatório

Geralmente os pacientes deixam o hospital no mesmo dia e a recuperação leva menos de uma semana. Atividades mais pesadas, como exercícios físicos, devem ser evitadas por aproximadamente um mês. No caso de pacientes adultos, além do repouso de um mês, é indicado não ter relações sexuais com penetração pelo mesmo período. Se o local estiver doendo, pode colocar um saco de gelo ou ainda tomar algum analgésico, sob prescrição médica. Depois deste período, o problema de fimose fica resolvido e o paciente pode seguir a vida normalmente. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!