criptorquidia

O que é criptorquidia e como é feito o tratamento

A criptorquidia é uma doença urológica que ocorre quando um ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal, devido a algumas disfunções no desenvolvimento do abdômen inferior e nos órgãos genitais. Esse problema geralmente é comum em bebês nascidos prematuramente e raramente ocorre em bebês nascidos a termo, no entanto, é importante verificar se os testículos estão localizados na bolsa escrotal do bebê no momento do nascimento e observar o caso durante um ano pelo menos. Essa condição médica apresenta dois tipos diferentes, podendo ser bilateral (ausência dos dois testículos na bolsa escrotal) ou unilateral (quando ocorre a ausência de apenas um testículo em um dos lados da bolsa escrotal).

Causas

A principal causa responsável pelo surgimento da criptorquidia ainda não é totalmente conhecida, porém os resultados de alguns estudos científicos apontam que diversos fatores ambientais durante o período de gestação e fatores genéticos podem ser fatores preponderantes para o surgimento desse problema. Além do nascimento de forma prematura do bebê, outro fator que pode ser responsável pelo desenvolvimento desse problema são bebês que nascem abaixo do peso ideal para a idade gestacional.

Prevenção

Não há uma medida totalmente comprovada que previna a criptorquidia, porém é recomendável que durante o período gestacional, as mães evitem fatores como cigarro e álcool, pois estes aumentam o risco de desenvolver essa disfunção. Entretanto, isso não garante que a criança não irá desenvolver essa condição. Por isso, é de suma importância se atentar para o diagnóstico precoce, que irá evitar maiores complicações, como a esterilidade, por exemplo. Além disso, exames no decorrer da gestação e logo após o nascimento também são recomendáveis como forma de detectar o problema nos testículos o quanto antes.

Diagnóstico

O diagnóstico desse problema é bastante simples e pode ser facilmente realizado através de uma palpação na região inguinal e abdominal. Com isso, é possível perceber se há a ausência de algum testículo na bolsa escrotal. Porém, em cerca de 20% do casos, a única forma de realizar o diagnóstico é através de uma cirurgia exploradora, pois assim é capaz de saber se há algum testículo escondido.

Complicações

Uma das causas importantes da esterilidade masculina é quando ocorre a retenção dos testículos dentro da cavidade abdominal, o que também contribui para o desenvolvimento de neoplasias. Por isso, caso tenha dificuldade de levar os testículos até a bolsa escrotal, quando o tratamento ocorre já em uma fase mais avançada, o melhor a ser feito é a remoção dos testículos para evitar problemas mais graves.

Tratamento

O tratamento mais aconselhável para a criptorquidia é por meio de uma cirurgia, porém é importante esperar até os 6 meses de idade, pois há chances dos testículos descerem de forma espontânea. A cirurgia tem como objetivo corrigir a localização do testículo, posicionando-o corretamente dentro da bolsa escrotal, entretanto, se durante o processo for notado sinais de atrofia no testículo, deve ser feita a remoção. Vale a pena ressaltar que terapia hormonal não é mais utilizada como forma de tratamento, pois estudos comprovaram que não possui eficácia. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!