Skip to main content

logo sbu     DNA USP

alemanha.png  reino-unido.png

Enurese noturna

Enurese noturna tem cura?

Enurese noturna é uma disfunção urinária que tem como principal característica perda do controle da bexiga no decorrer do sono, ou seja, a pessoa urina de maneira involuntária durante o período de descanso noturno. Popularmente conhecida como “xixi na cama”, essa condição médica normalmente atinge crianças de até 12 anos de idade, porém os casos mais frequentes são em crianças de até 5 anos, acometendo 15% delas. A perda involuntária da urina também pode ocorrer na adolescência e na fase adulta, porém são casos mais raros

Causas

Inúmeros fatores podem ser responsáveis pela perda involuntária da urina durante o sono. A causa pode variar entre fatores fisiológicos, psicológicos e fatores genéticos. Dentre esses fatores, pode-se destacar:

  • Ingerir líquidos em excesso durante a noite;
  • Não urinar antes de dormir;
  • Concentração abaixo do comum do hormônio antidiurético vasopressina durante a noite;
  • Sono pesado, fazendo com que a criança perca o controle da bexiga;
  • Hereditariedade, o risco da criança desenvolver esse problema aumenta cerca de 40% se um dos pais possuir antecedentes de enurese na infância, e, se os dois apresentarem, o risco sobe para 80%.
  • Atraso na maturação neurológica;
  • Questões psicoemocionais.

Definições

A enurese noturna pode ser classificada, como:

Primária

Quando a criança desde o seu nascimento nunca apresentou um longo período de controle de urina durante o sono.

Secundária

Quando a criança, sem nenhum motivo aparente  volta a urinar na cama depois de um período de pelo menos 6 meses.

Familiar

Quando a criança possui parentes que apresentam antecedentes desse problema.

Poliúrica

Quando ocorre uma produção excessiva de urina durante a noite que extrapola a capacidade funcional.

Diagnóstico

Quando o único sintoma é apenas a perda de urina enquanto dorme, o diagnóstico é muito simples e leva em consideração o histórico do paciente, antecedentes familiares e exames clínicos. No entanto, caso haja a presença de sintomas que possam indicar um  comprometimento no sistema neurológico, urinário ou dos intestinos, se faz necessário a realização de exames laboratoriais de imagem para ser feito o diagnóstico correto.

Existe uma cura?

A enurese noturna pode ser curada até mesmo com o passar do tempo, pois a criança pode adquirir o controle da micção de forma espontânea. Porém, existem diversas alternativas de tratamentos que podem acelerar o processo de cura desse distúrbio, essas opções variam de acordo com as características e o quadro que o paciente apresenta. O método mais simples para tratar desse problema é a mudança de alguns hábitos, como evitar tomar líquidos e alimentos que contenham um alto teor ácido antes de dormir. Outro meio de tratamento é o uso de alarmes. Nesse método, um sensor é colocado próximo as genitais do paciente junto com um alarme preso na roupa na altura do ombro, e no primeiro sinal de perda de urina o alarme dispara, fazendo com que a criança acorde e vá ao banheiro urinar. O tratamento da enurese noturna também pode ser feito por meio de medicamentos. Existem remédios que contribuem para diminuir a produção de urina. Entretanto, só devem ser usados com prescrição médica. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!

Tags: Artigos

Precisa da avaliação de um médico urologista?
Entre em contato e agende uma consulta