exame PSA

Se eu fizer o exame PSA, não preciso fazer o exame retal?

Apesar de novembro ser o mês mundial de combate ao câncer de próstata, a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença é uma “herança” para todos os meses do ano. Existem dois procedimentos básicos para rastrear a doença no início, e a dosagem sanguínea do PSA é um deles.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre as pessoas do sexo masculino no mundo todo, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma.

Esse tipo de câncer possui taxas crescentes de incidência no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 65.840 novos casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano. Estão mais sujeitos a doença, homens com mais de 55 anos, com obesidade ou excesso de peso.

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata na sua fase inicial, normalmente não apresenta sintomas, porém, quando alguns sinais começam a surgir, aproximadamente 95% dos tumores já estão em sua fase mais avançada, o que dificulta bastante a cura.

Os sintomas da doença na sua fase avançada são:

• Dores ao urinar;
  • Dor nos ossos;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue no sêmen e/ou urina.

Veja, a seguir, os principais fatores de risco:

• Histórico familiar da doença em parentes próximos (irmão, pai e tio);
  • Obesidade;
  • Raça: homens negros possuem mais chances de adquirir a doença.

Prevenção e tratamento para o câncer de próstata

O diagnóstico precoce é a única maneira do câncer de próstata ser curado. Mesmo sem apresentar nenhum tipo de sintoma, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou a partir de 50 anos, mesmo sem estes fatores devem procurar um urologista para falar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA.

O exame de próstata, possibilita ao médico avaliar quaisquer tipos de alterações na glândula, como a presença de nódulos suspeitos e endurecimento em algum ponto da próstata.

Aproximadamente 20% do câncer de próstata, são identificados nos pacientes somente por meio do toque retal.

Outros exames poderão ser pedidos pelo médico, caso haja suspeita de câncer de próstata, como por exemplo, as biópsias, onde são retirados fragmentos da próstata para análise em laboratório.

O melhor tipo de tratamento a ser indicado vai depender de uma série de fatores, como estágio da doença, expectativa de vida e estado geral de saúde atual do paciente.

Nos casos de tumores menos graves, existe a opção da chamada vigilância ativa, que consiste no monitoramento do câncer de próstata por meio de consultas e exames para adiar ou até mesmo evitar o máximo possível a radioterapia ou cirurgia.

O exame PSA substitui o toque retal?

A resposta é não. Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os homens que ainda têm algum tipo de preconceito em relação ao toque retal. O Antígeno Prostático Específico (PSA), não é um marcador tumoral perfeito, por não ser um exame específico para detectar o câncer de próstata.

Alguns tumores pequenos podem não apresentar mudanças significativas dos níveis de PSA, ou seja, não serão identificados por este tipo de exame, mas em mãos mais experientes, podem ser percebidos pelo exame digital da próstata (toque).

Em contrapartida, na combinação do exame de toque com o PSA, é possível detectar cerca de 90% dos casos com precisão e em muitas situações até mesmo antes do câncer se manifestar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba