Hidronefrose na criança

Entenda o que é Hidronefrose na criança

A hidronefrose consiste na dilatação dos rins, decorrente de obstrução ao fluxo de urina. Tal obstrução e dilatação do sistema coletor renal inviabilizam a drenagem adequada da urina dos rins. Esta condição pode ser ocasionada por diferentes razões, como tumores, lesões ou cicatrizes no trato urinário, cálculos renais ou estreitamentos, resultante de anomalias congênitas. Casos graves de Refluxo Vesicoureteral também podem levar ao desenvolvimento da doença. No caso de hidronefrose na criança, a enfermidade é detectada ainda na gestação, e quase metade dos casos é solucionada de forma espontânea, após o nascimento do bebê.

Como identificar a hidronefrose na criança?

A doença pode se apresentar ainda durante o período gestacional (ultrassonografia pré-natal), ou após o nascimento da criança. Em casos mais brandos, pode ser assintomática. Ocorrências mais graves de hidronefrose podem vir acompanhadas dos seguintes sintomas:

• febre;
  • infecção urinária;
  • dores na altura dos rins, virilha ou abdome inferior;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • aumento da freqüência ou incômodo na hora de urinar.

Grande parte dos casos acomete apenas um dos rins, mas há situações em que a doença pode se manifestar em ambos os órgãos – a chamada hidronefrose bilateral.

O diagnóstico da doença é feito mediante análise dos sintomas, do histórico de saúde do paciente e do exame físico, além de exames complementares como de sangue, urina, ultrassonografia, , tomografia ou ainda, radiografia do abdome (urografia excretora).

A identificação precoce da dilatação do sistema coletor renal pode evitar o surgimento ou agravamento de lesões  renais e consequente compromentimento da função.

Cuidados necessários

O tratamento da hidronefrose na criança dependerá das causas e da complexidade do caso, e deve ser avaliado caso-a-caso, podendo ser realizado acompanhamento clínico, controle de infecções ou ainda necessitar de cirurgia.

O uso de antibióticos é recomendado quando há risco ou comprovação de infecção urinária, seja para prevenção ou tratamento da doença. Os procedimentos cirúrgicos são indicados principalmente nos casos em que já há lesão renal instalada, para tratamento das condições que estão resultando na obstrução, ou refluxo urinário.

A grande oferta de exames diagnósticos e a possibilidade da realização de testes ainda no período gestacional são fatores positivos no tratamento da doença. Entretanto, o negligenciamento dos sintomas e sinais decorrentes da doença pode trazer danos graves à saúde, resultando, nos casos mais severos, em falência renal.

Além de remover toxinas e substâncias que não são importantes para o corpo, os rins são responsáveis por funções essenciais do organismo, como a regulação da pressão arterial e a manutenção do equilíbrio bioquímico. Gestantes devem fazer o pré-natal corretamente, incluindo os exames de ultrassonografia periódicos e, após o nascimento, caso haja suspeita de hidronefrose na criança, ou infecções urinárias, o urologista deve ser procurado.