Infecção do trato urinário

Infecção do trato urinário: sintomas, causas e tratamentos

De acordo com as estimativas divulgadas pelo Ministério da Saúde brasileiro, cerca de 30% das mulheres apresentarão o quadro de infecção do trato urinário em algum momento da vida. Embora cause incômodo e desconforto, a condição pode ser facilmente tratada.

Você sabe como essa infecção é causada? Quer conhecer os sintomas e alternativas de tratamento? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre o tema.

O que é a infecção do trato urinário?

Trata-se de uma condição que se caracteriza pela presença de agentes infecciosos na urina, em quantidades superiores a 100 mil unidades. O quadro pode acometer tanto a uretra quanto a bexiga, ureteres e rins.

Ademais, na grande maioria dos casos, a infecção do trato urinário é provocada por bactérias, principalmente pelo tipo Escherichia coli, que responde por ¾ dos casos. Esses microrganismos habitam na região entre a genital e o ânus.

Porém, o problema não está na presença dessas bactérias, mas, sim, no momento em que elas alcançam os rins, ocasionando a infecção. Quando ficam concentradas na bexiga, provocam uma cistite. Se chegarem até os rins, causam um quadro mais grave chamado de pieloneferite.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da infecção do trato urinário variam de acordo com o local onde as bactérias se instalam. Se estiverem alojadas na uretra, o paciente pode apresentar, repetidas vezes, a urgência de urinar, além de dor no canal urinário.

Já nos quadros de cistite há dor ao urinar, aumento no número de idas ao banheiro, dor na parte inferior do abdômen e, às vezes, febre. Por outro lado, se afetarem os rins, os sinais mais característicos são febre alta, dores nas costas, náuseas e vômitos.

De modo geral, os quadros de pieloneferite têm como marca a presença de febre, calafrios e dor lombar, formando a tríade de sintomas que estão presentes na maioria dos casos. Outros sinais que podem indicar a infecção são: sangue misturado na urina, dor pélvica, urina leitosa com forte odor ou mais escura.

Como é causada a infecção do trato urinário?

Embora haja uma maior prevalência de infecção do trato urinário nas mulheres, os homens também estão sujeitos ao problema. As características anatômicas das mulheres as tornam mais vulneráveis, pois a uretra está mais próxima do ânus e é mais curta.

Já nos homens, o crescimento da próstata e a consequente retenção de urina na bexiga contribuem para o desenvolvimento da condição. Ademais, a alta taxa de açúcar no organismo, comum em diabéticos, também pode provocar a infecção.

Outrossim, o risco de contrair a doença é mais elevado após a relação sexual, pois, a uretra está mais vulnerável à instalação de bactérias. Por fim, a infecção é mais comum na menopausa, em função da redução das taxas de estrogênio.

Como é o tratamento?

O tratamento irá variar de acordo com a gravidade da infecção. Na maioria dos casos, o médico prescreve antibióticos que combatem as bactérias causadoras do problema. Além disso, o uso de analgésicos é recomendado para aliviar a dor e ardência ao urinar.

Ainda, as infecções do trato urinário costumam ser resolvidas em até sete dias de tratamento. Apenas quando alcançam os rins ou afetam a próstata, o uso dos antibióticos pode se estender por mais algumas semanas.

Por fim, em situações mais graves, pode haver a necessidade de internação hospitalar e a administração intravenosa de medicamentos. Geralmente, são quadros em que o paciente apresenta febre, dor, vômitos e náuseas.

Então, com a leitura deste post, você aprendeu um pouco mais sobre a infecção do trato urinário. Portanto, esteja atento aos sinais enviados pelo corpo de que algo não está bem e, assim, procure o seu médico para ser avaliado.