Infecção urinária na infância

Infecção urinária na infância: atenção aos cuidados e tratamentos

A infecção urinária em crianças é bastante comum e acontece quando as bactérias (germes) entram na bexiga ou nos rins. Um bebê com acometido pela condição pode ter febre, vomitar ou ficar agitado. Já as crianças mais velhas podem ter febre, dor ao urinar, simular fazer xixi a toda hora ou ter dor na barriga.

Quando os sintomas aparecem, é necessário consultar um médico, uma vez que as infecções raramente melhoram por conta própria. Apesar disso, as ITUs são fáceis de tratar e geralmente desaparecem em uma semana ou mais.

Para ter certeza de que o tratamento foi efetivo e que os antibióticos funcionam, você deve administrar todas as doses prescritas – mesmo quando a criança começar a se sentir melhor.

Quais são os sinais de uma infecção urinária na infância?

A maioria das infecções urinárias em crianças ocorre na parte inferior do trato urinário – a uretra e a bexiga. Esse tipo de ITU é denominado cistite. Uma criança com cistite pode ter:

• Dor, queimação ou sensação de picada ao urinar;
  • Um desejo constante ou necessidade mais frequente de urinar (embora apenas uma pequena quantidade de urina saia);
  • Febre;
  • Acordar muito à noite para ir ao banheiro;
  • Problemas de urinar;
  • Dor de barriga na área da bexiga;
  • Urina malcheirosa que pode parecer turva ou conter sangue.

Além disso, também há uma infecção que sobe até os rins, a qual chamamos de pielonefrite. Esse quadro geralmente é mais grave. A condição causa muitos desses mesmos sintomas, mas a criança geralmente parece mais doente e tem maior probabilidade de ficar com febre (às vezes com calafrios), ter dor nas laterais ou nas costas, cansaço intenso ou vômitos.

Diagnóstico de infecção em crianças

Para diagnosticar uma infecção urinária na criança, os profissionais de saúde fazem perguntas sobre o que está acontecendo e realizam exame físico, onde coletam uma amostra de urina para teste.

A amostra pode ser usada para um exame de urina (um teste que verifica microscopicamente a urina em busca de germes) ou uma cultura de urina (que tenta cultivar e identificar bactérias em um laboratório).

Assim, saber quais bactérias estão causando a infecção pode ajudar o médico a escolher o melhor tratamento.

Tratamento

As infecções de urina são tratadas com antibióticos. Após vários dias de medicação, o médico pode repetir os testes de urina para confirmar que a infecção foi embora. É importante ter certeza disso porque uma infecção urinária tratada de forma incompleta pode voltar ou se espalhar.

Dê antibióticos prescritos de acordo com a programação, por quantos dias seu médico indicar. Os sintomas devem melhorar dentro de 2 a 3 dias após o início dos antibióticos.

Ainda, incentive seu filho a beber bastante líquido, mas evite bebidas que contenham cafeína, como refrigerantes e chá gelado.

Como evitar a infecção urinária em crianças?

Em bebês e crianças pequenas, as trocas frequentes de fraldas podem ajudar a prevenir a disseminação de bactérias que causam infecções. Quando as crianças são treinadas para usar o penico, é importante ensiná-las também como se limpar de forma adequada.

Além disso, as meninas devem saber como limpar da frente para trás – não de trás para a frente – para evitar que os germes se espalhem do reto para a uretra.

No mais, todas as crianças devem ser ensinadas a não “segurar” quando precisam ir ao banheiro.