Skip to main content

logo sbu     DNA USP

alemanha.png  reino-unido.png

laparoscopia urológica

A importância da laparoscopia urológica

Você sabe o que é laparoscopia? O termo “láparos” tem origem grega e quer dizer abdome. No início da aplicação da palavra, laparoscopia, em livre tradução, significava olhar no interior do abdome. Atualmente, é usada para se referir a uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva. A laparoscopia é um procedimento bastante consagrado na medicina, por oferecer benefícios como maior segurança, mais rapidez, menor trauma e melhor recuperação em comparação às convencionais cirurgias abertas. Desde 1987, quando foi usada pela primeira vez para retirar a vesícula, a técnica começou a se expandir mundialmente, embora já tivesse acontecido outras utilizações menos ambiciosas décadas antes. Hoje em dia, graças aos avanços constantes da medicina, é possível acessar diversos órgão humanos via laparoscopia. Vale destacar que atualmente a técnica laparoscópica é muito usada em procedimentos ginecológicos e urológicos. Por falar nisso, hoje vamos conversar especificamente sobre a importância da laparoscopia urológica. Quer saber mais acerca do assunto? Leia o artigo completo.

Como é feita a laparoscopia?

A laparoscopia é um procedimento feito a partir de pequenas incisões. É introduzido na região a ser operada um aparelho que contém minicâmera na extremidade (laparoscópio). Essa câmera transmite imagens para os monitores de vídeo, facilitando, assim, a visualização do interior da cavidade abdominal. As imagens podem ser gravadas para análise posterior, a depender de cada caso. Inicialmente essa técnica era aplicada apenas para fins diagnósticos. Já a laparoscopia atual possibilita que cirurgias sejam realizadas, além de permitir a coleta de tecidos para biópsias, o que antes só acontecia através de operações abertas e com grandes cortes.

Laparoscopia e urologia: qual é a relação?

A relação entre laparoscopia e urologia se iniciou em 1976, quando o exame laparoscópio em um jovem de 18 anos revelou dois testículos intra-abdominais. No entanto, só anos mais tarde, já em 1990, nos estados Unidos, houve a introdução definitiva da laparoscopia urológica. Na ocasião, foi realizada uma nefrectomia (retirada dos rins) em uma paciente idosa, portadora de oncocitoma (tumor renal primário benigno).

Para que serve a laparoscopia urológica?

A laparoscopia urológica é muito útil para fins diagnósticos e, também, para objetivos terapêuticos. Ela é capaz de auxiliar no tratamento de variadas enfermidades urológicas, como câncer de testículo, câncer renal, problemas nas glândulas adrenais, câncer de próstata, câncer de bexiga, estenose do ureter, litíase ureteral, etc.

Qual é a importância dessa técnica?

A técnica laparoscópica é mais confortável e segura para o paciente. Por ser minimamente invasiva, a duração do procedimento é mais curta e o risco de complicações como hemorragia e infecção são menores. O tempo de internação costuma ser breve, a dor é menor do que a dor em operações abertas e as cicatrizes tendem a ser discretas, uma vez que as incisões são pequenas. Quer saber mais sobre a laparoscopia urológica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!

Tags: Artigos

Precisa da avaliação de um médico urologista?
Entre em contato e agende uma consulta