O que causa obstrução do trato urinário?

Uma obstrução do trato urinário em qualquer parte da sua extensão, desde os rins, onde a urina é produzida, até a uretra, por onde a urina é expelida do organismo, pode ampliar a pressão dentro do trato urinário e ocasionar uma lentidão no fluxo da urina. Entretanto, esse bloqueio pode acontecer de forma brusca ou evolutiva. Uma obstrução total ou apenas parcial pode causar o bloqueio de parte do trato urinário. Contudo, algumas vezes somente um rim é acometido, porém, esse bloqueio pode afetar ambos os rins.

O que é a obstrução do trato urinário?

A obstrução do trato urinário consiste num bloqueio que impossibilita o curso da urina por meio da sua trajetória normal, incluindo os rins, ureteres, uretra e bexiga. Entretanto, esse bloqueio pode ser completo ou parcial e também pode levar à lesão do fígado, infecção e cálculos renais. Os sintomas podem incluir dor no flanco, aumento ou diminuição no fluxo de urina e micção noturna. Porém, os sintomas são mais comuns se o bloqueio for completo e repentino. O exame pode abranger inserção de um cateter uretral, exames de imagem e inserção de um tubo de visualização na uretra, contudo o tratamento pode introduzir medidas a fim de abrir um trajeto bloqueado e para tratar o que ocasionou o bloqueio.

O que causa?

Como já foi dito acima, o bloqueio pode ser parcial ou total, afetar um lado ou ambos os lados e se desenvolver de forma rápida (aguda) ou lenta (crônica). De forma geral as causa mais comuns são:

Em crianças

Anomalias estruturais – por exemplo, falhas congênitas como válvulas na parte posterior interna da uretra (válvulas uretrais posteriores) e outras compressões que estreitam ou bloqueiam o ureter ou a uretra.

Em jovens adultos

Cálculos renais ou no ureter ou até mesmo em outro local do trato urinário.

Em idosos

HPB (Hiperplasia prostática benigna) ou câncer de próstata, calculos e tumores. Devido ao fato da Hiperplasia prostática benigna ser muito comum em idosos, a obstrução é mais habitual entre os homens. Entretanto, outras causas habituais da obstrução envolvem estenoses (estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, causado por tecido cicatricial) da uretra ou do ureter, que se manifestam após a radioterapia, cirurgia ou intervenções realizadas no trato urinário. Dentre as muitas outras causas possíveis de obstrução do trato urinário vamos citar as seguintes: pólipos no ureter, coágulo sanguíneo no ureter e tumores próximos ou no interior do ureter.

Como é o tratamento?

Normalmente o tratamento visa amenizar a causa da obstrução. Por exemplo, se a uretra estiver bloqueada devido a uma dilatação benigna ou por um câncer de próstata, o tratamento incluirá medicamentos, como uma terapia hormonal contra o câncer de próstata, dilatação da uretra por meio de dilatadores ou cirurgia. Entretanto, se a causa da obstrução do trato urinário não puder ser resolvida de forma rápida, principalmente se houver algum tipo de infecção, dor acentuada ou insuficiência renal, o trato urinário deverá ser drenado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!