Skip to main content

logo sbu     DNA USP

alemanha.png  reino-unido.png

Sangue na urina

Sangue na urina: principais causas e como tratar?

Quando acontece alguma anormalidade em uma atividade que faz parte do cotidiano, logo imaginamos diferentes causas para o problema. Da mesma forma, a presença de sangue na urina pode nos deixar assustados. Por isso, é importante conhecer mais sobre o assunto e sobre as suas possíveis origens. Assim, preparamos este post para que você aprenda tudo a respeito deste sintoma.

Por que a urina pode conter sangue?

Trata-se de um problema que se caracteriza pela mudança na coloração da urina, em razão da mistura com o sangue. A depender da quantidade, do tempo de presença e do grau de acidez deste fluido, a urina pode ficar rosada, avermelhada ou acastanhada. Existem dois termos que definem esse sintoma: hematúria e hemoglobinúria. A diferença entre eles está na quantidade de hemácias e hemoglobinas percebidas na avaliação microscópica. Ainda, a presença de sangue na urina pode ter as causas mais variadas. Geralmente, são condições simples e fáceis de serem tratadas, no entanto, são preocupantes. Veja quais são elas, a seguir.

Quais são as causas de sangue na urina?

Geralmente, a presença de sangue na urina está relacionada a problemas nos rins ou no trato urinário. Porém, há outras situações que também causam este sintoma, como os citados abaixo.

Pedra nos rins

Também conhecido como cálculo renal, esse problema pode surgir em qualquer idade, pois está associado ao estilo de vida. Quando é a origem do sangramento, ele vem acompanhado de queimação ao urinar, dor intensa nas costas e enjoos.

Infecção urinária

Apesar de ser mais comum em mulheres, os homens também podem ser acometidos. Nesse caso, a urina com sangue só ocorre quando a infecção está avançada, causando dor ao urinar, sensação de peso no abdômen e vontade frequente de ir ao banheiro.

Tumor na bexiga

O diagnóstico de tumor na bexiga é raro, mas é uma das causas de sangramento ao urinar. Comumente, está associado ao tabagismo e à idade avançada.

Patologias nefrológicas

A hipertensão e o diabetes são exemplos de doenças nefrológicas. Quando é a causa desse sintoma, o sangramento é mínimo e perceptível apenas pelo uso de microscópio no exame de urina.

Hiperplasia benigna de próstata

Uma condição comum em homens a partir dos 40 anos de idade. Além da urina com sangue, o paciente apresenta dificuldade e aumento na frequência de micção.

Contágio por microrganismos

Alguns parasitas também podem se instalar no trato urinário e provocar o sangramento. Porém, a hipótese só é considerada quando o paciente esteve nos locais onde esses microrganismos são encontrados. Além dessas causas mais comuns, este sintoma pode ter origem em uma glomerulonefrite, anemia falciforme, angiomiolipoma renal, lúpus, uretrite, endometriose, uso de alguns medicamentos e em função da gravidez.

Como é o tratamento do sangue na urina?

Como não poderia ser diferente, o tratamento irá depender da causa do sangramento. Somente após a análise médica, e dos resultados dos exames de urina, é que será possível chegar ao diagnóstico. Porém, seja qual for a causa, quando o fluxo de urina está bloqueado por coágulos de sangue, a primeira medida será desobstruí-lo por meio de um cateter urinário, que irá fazer a lavagem do local. No caso de infecções, o tratamento padrão é o uso de antibióticos. Caso a causa seja o cálculo renal, o paciente pode precisar realizar uma cirurgia para a destruição e remoção das pedras. Quando há um tumor na bexiga, nos rins ou na próstata, um oncologista deverá analisar. Pronto! Isso é tudo o que você precisa saber sobre as causas de sangue na urina. Ao primeiro sinal do problema, procure um profissional para ser avaliado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!

Tags: Artigos

Precisa da avaliação de um médico urologista?
Entre em contato e agende uma consulta