Tumor benigno de próstata: o que é?

O tumor benigno de próstata é uma hiperplasia benigna, ou seja, nessa condição, o que ocorre é o aumento da glândula prostática. Entre os homens, esse é o tipo de tumor mais recorrente. Curiosamente, mesmo considerando a quantidade significativa de casos, são poucas as pessoas que conhecem as principais características da doença. Nos próximos parágrafos, você vai entender melhor sobre o tumor benigno de próstata, bem como o que fazer, caso ele se desenvolva. Acompanhe!

O que é tumor benigno de próstata?

Alguns estudos, a exemplo do realizado em 2013 pelo Centro de Referência da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as estimativas apontam que, após os 80 anos de idade, a taxa de incidência dessa hiperplasia benigna pode atingir os 90%. É interessante observar que o crescimento da glândula, que tem como função a produção do esperma, é algo perfeitamente normal com o passar dos anos. Porém, em situações específicas, a uretra pode acabar sendo pressionada por esse órgão. Como esse canal é por onde passa a urina, a saída do líquido fica comprometida. Além disso, incômodos na região, como um jato fraco de urina ou uma vontade persistente de urinar, podem surgir. Na realidade, a maior parte dos sintomas costuma ocorrer na área urinária. É possível encontrar pacientes portadores dessa condição que levantam várias vezes no decorrer da noite com vontade de usar o banheiro. Em outros casos, a urina pode até vazar antes de a pessoa chegar ao banheiro. O parte mais complexa dessa situação é que ela pode afetar significativamente a rotina e a qualidade de vida do indivíduo. Por exemplo, ele pode parar de sair, pois não consegue “segurar a bexiga” ou por não ter um controle mais efetivo sobre si mesmo.

Cuidados com o tumor benigno de próstata

A medicina ainda não conseguiu definir detalhadamente o que causa a HPB, mas os aspectos que geralmente estão relacionados são:

• idade (acima dos 40 anos);
  • presença de doenças circulatórias;
  • obesidade;
  • disfunções sexuais;
  • sedentarismo;
  • diabetes tipo 2.

O diagnóstico propriamente dito é relativamente fácil e rápido. Basicamente, a pessoa passa por uma consulta com o urologista que avaliará a presença dos sintomas e, então, fará o toque retal. Nesse ponto, é interessante observar que esse procedimento ainda é motivo de tabu para muitos homens, porém, é uma questão de saúde e, por isso, qualquer receio deve ser deixado de lado. As consequências podem trazer riscos para a vida do indivíduo. O tratamento clínico envolve mudanças no estilo de vida do paciente, tal como a redução da ingestão de líquidos. Alguns tipos de bloqueadores também poderão ser usados, tendo como finalidade o relaxamento da musculatura no entorno da próstata, auxiliando a pessoa a ter um jato de urina mais eficiente e a diminuição dos sintomas. A opção de tratamento cirúrgico para o tumor benigno de próstata apenas é recomendado quando paciente não apresenta respostas positivas ao tratamento clínico, ou que não deseja fazer uso de medicamentos por um longo período. A cirurgia também é indicada quando o paciente apresenta infecções recorrentes, sangramentos e comprometimento do trato urinário superior. Quer saber mais sobre o tumor benigno de próstata? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!